Hoje presenciei uma coisa que muito me impressionou. Fui almoçar a um pequeno bar onde fazem mini pratos. Ao meu lado estava um jovem homem que perguntou o preço do prato. O Sr. Américo disse 2,45 Euros. O jovem voltou a perguntar "E a sopa quanto custa?", ao que obteve a resposta "1,25 Euros", o total dá 3,70 Euros. O jovem disse então "Levo só a prato, o dinheiro não me chega para a sopa".
Fiquei mal disposto vendo de longe uma pessoa comendo um pratinho e ficando com vontade de uma sopa que não pôde comprar.
Engoli a minha refeição com alguma dificuldade. Nunca na vida me tinha acontecido isto.
Veio-me logo à cabeça a ideia que um dos grandes do BPN, co-responsável por uma burla de mais de 4 mil milhões de Euros, o Dr. Dias Loureiro, anda à solta, tem um resort de luxo em Cabo Verde e é agora conselheiro de Passos Coelho, para além de ser um homem da confiança absoluta do Presidente da República Prof. Cavaco Silva.
Como o Mundo é injusto.
Demagogia da minha parte? Pelo menos a história do jovem homem não. Foi mesmo verdadeira e fui eu que vi. Não li nos jornais. Passou-se a meu lado.
Custa também muito ouvir o Sr. Ulrich dizer que os portugueses aguentam mais austeridade. Alguns sim mas outros já só falta morrerem de fome. Também na Guiné as pessoas não têm nada e aguentam, aguentam. O problema é que a esperança média de vida é aos 47 anos. Mas aguentam (os que aguentam).
Nota final deste assunto: E o casalinho Moniz - Moura Guedes, que receberam 6 milhões de Euros de indemnização para saírem da TVI? É justo? É Moral?
Dois vídeos alusivos ao tema pelo inspirado Zeca Pagodinho. Ouçam as letras. A cantar se dizem coisas sérias.