Vários estudos estatísticos indicam que cerca de 30 % das pessoas têm algum receio ou mesmo pânico de andar de avião. Vejamos as explicações encontradas por alguns especialistas e psicólogos.
Quando entramos num avião deixamos completamente de controlar a nossa própria segurança, a nossa própria vida. O que temos de mais sagrado que é o nosso próprio controlo e poder de decisão, tudo entregamos a pessoas desconhecidas, a uma máquina não controlada por nós em nenhum aspecto movimentando-se num local hostil e imprevisível para nós, que é muito acima das nuvens. Não podemos sair dali a não ser quando outros decidirem que podemos sair.
Os pontos de vista do medo:
a) Quando entramos num avião entregamos a nossa vida a dois homens que são os dois pilotos (vão operar aquela complicada máquina);
b) Entregamos a nossa vida à competência de vários mecânicos (responsáveis pelo bom estado de milhares de componentes sensíveis);
c) Deixamos a nossa vida ao bom desempenho de controladores aéreos (responsáveis por fazer passar os aviões uns pelos outros num local sem estradas visíveis, a velocidades incríveis e no meio de nuvens e escuridão);
d) A nossa segurança e a nossa vida fica a depender de condições meteorológicas aparentemente imprevisíveis, ventos, turbulências, raios, gelo.
e) Pode haver um terrorista radical interessado e derrubar um avião cheio de passageiros apenas para atingir fins políticos.
f) Todos ouvimos explicações detalhadas de como aconteceram acidentes aéreos, pois quando cai um avião a notícia circula por todo o Mundo, e o resultado é quase sempre o mesmo “não escapou ninguém com vida”.
Agora os pontos de vista da segurança, vejamos os seguintes aspectos:
a) Os pilotos dos aviões são dos profissionais mais bem seleccionados que existem, os que melhor preparação e exames têm de efectuar, os que estão sujeitos a maior controlo da sua saúde;
b) Os componentes dos aviões são sujeitos a inspecções, manutenções e substituições que não existem em mais nenhuma máquina ou equipamento (pontes, túneis, nem nos equipamentos hospitalares mais cruciais);
c) Os controladores aéreos dispõem de equipamentos sofisticadíssimos e sistemas redundantes para impedir erros. Trabalham um número mais limitado de horas do que qualquer cirurgião hospitalar, condutor de autocarro ou maquinista de comboio;
d) As condições meteorológicas são avaliadas em contínuo por perfeitos sistemas de observação por satélite, radares, informações de estações e por outros aviões, nada comparado com o que acontece com o controlo dos alimentos mesmo num bom restaurante;
e) Os aviões são as máquinas mais caras que existem. Feitos com os melhores e mais caros materiais que se conhecem;
f) Os projectistas dos aviões são escolhidos entre os melhores engenheiros e cientistas que as melhores universidades conseguem preparar;
g) Os aviões sendo máquinas para voar, são projectados para suportar as mais severas condições de mau tempo, incluindo fortes turbulências e mesmo falhas pontuais da maior parte dos seus componentes essenciais;
h) Não há outra máquina que se possa igualar em qualidade de projecto e cuidados de construção;
i) O controlo de passageiros nos aeroportos é o mais rigoroso que se conhece, com raios X às bagagens, ao porte de objectos perigosos pelos passageiros, etc., como não existe em nenhum outro local público;
j) Segundo as estatísticas há milhões de passageiros transportados por aviões, em perfeita segurança, nada comparado com o simples perigo de atravessar a nossa rua para apanharmos todas a manhãs o transporte para o emprego.
Conclusão: Perante estes argumentos cada um decida se é ou não seguro andar de avião, em comparação com o andar à garupa de um burro, andar de bicicleta ou simplesmente passar por baixo de uma ponte de uma autoestrada.
Boas viagens.