Tanta ignorância dos nossos políticos e comunicação social. Andámos dois anos a ouvir o Álvaro a dizer que queria fazer uma linha de alta velocidade de mercadorias para transportar contentores para o centro da Europa. Depois era o "UB" para a península ibérica, depois deixou-se de ouvir falar no assunto, depois do depois, o Álvaro foi-se.
Sines era o Porto de águas profundas na costa atlântica, Sines era a entrada da Europa, etc., etc., etc., e outros blás blás.
Estou em Sines neste momento a olhar para o Porto. Cabem no máximo dois navios de contentores de tamanho médio e um de tamanho super grande. No Porto de Leixões atraca um navio dos tais grandes e no Porto de Lisboa talvez uns quatro. Isto só para falar em Portugal.
Se dermos uma espreitadela aos portos de Roterdão ou Hamburgo vão ver a diferença. O porto de Roterdão é um Mundo, mas para grandes navios de contentores talvez caibam uns sete. Toda a gente pode confirmar através de uma imagem do Google Maps.

Com o tamnho deste só cabe um.





Conclusão.
O porto de Sines é ainda uma criança, digo mesmo um bébé. Pode ainda vir a ser um adulto saudável e com qualidades, mas para já ainda precisa de comer muita papa.
O nosso inesquecível desministro da economia - o simplesmente Álvaro - não sabia mesmo do que estava a falar.
Um porto de águas profundas para a "Europa" só na cabacinha dele. Uma linha de mercadorias de alta velocidade para a "Europa" só para nos fazer rir.
No entanto, os bons comentadores, o primeiro-ministro, o presidente da República, etc., toda esta gente engoliu a piada sem ter de beber um copo de água bem gelada a seguir.
Bastava terem um pouco de curiosidade e terem ido procurar informação.
O porto de Sines pode ser um grande porto para os super navios, mas estamos na ponta da Europa. Para além disto seria necessário passar os contentores dos super navios para outros mais pequenos. Não há espaço para isto. Para tal seria ainda necessário comer muito pão.
Como esta, muitas outras coisas são vendidas para enganar o povo, e este deixa-se enganar alegremente.
Por estas e por outras é que continuamos a cuspir para o chão, a deitar beatas pela janela do carro, a sujar as paredes com grafites, a levar o cãozinho à rua e deixar lá o "presente" para os outros pisarem, etc.. Mas continuamos a olhar para o umbigo e a pensar que somos os maiores e mais inteligentes.
Bem, todos, todos, não. Ainda há umas “aves raras” que se sabem comportar e mais uns poucos que não são totalmente desprovidos de inteligência, mas perdem aos pontos contra uma maioria imbecil.
De Angelo Campos a 26 de Agosto de 2013 às 00:00
Neste post e no que o antecede, tem algumas considerações que não me parecem corretas.
Porto de águas profundas só temos Sines, pois o mesmo tem fundos de 17,5, sem necessidade de dragagens já que os fundos são de rocha.
Assim o Porto de Sines só com o novo cais é que passa a poder receber os porta contentores super post -panamax de 18 mil teus.
A PSA tem em andamento um concurso público para aumentar o cais acostável para os 940 metros e pretende não ficar por aqui e ampliá-lo para os 1230 metros.
Na última reunião que houve entra a PSA Europa e o SE dos Transportes ficou acordado elaborarem um estudo inatacável pelo Tribunal de Contas do prolongamento dos 940 metros para os 1230 metros. Aumento este motivado pela intenção do Governo em construir o Terminal da Trafaria.
Esse estudo que é considerado urgente estará pronto no final de Agosto.
Os novos porticos de cais super post -panamax, mas já mais evoluídos que os últimos instalados serão 6, 3 por cada ampliação, ficando Sines com 12. Já o terrapleno que se conhece ainda só para 940 metros pode ser visto em dois desenhos diferentes não se sabendo ainda qual será o definitivo, inclinando-me eu para o primeiro.
1º - http :/ www.anteprojectos.com.pt wp-content uploads /2013/07/fase2.0.jpg
2º - http :/ s16.postimg.org skg74tdet /bsdp.jpg
Já na zona ferroviária o espaço será ampliado e está ou estava previsto a instalação de dois RMG (sobre carris), mas agora foi numa entrevista dito que seria RTG com rodas de pneu.
A ampliação total da PSA em Sines (1230) vai criar mais 220 postos de trabalho.
Já sobre a ferrovia só quem não percebe muito de comboios é que fala numa linha para mercadorias a 220 Km por hora e em bitola europeia.
A Renfe vai manter até Badajoz a linha renovada em bitola Ibérica.
Esclareço que, segundo Carlos Vasconcelos, Presidente da MSC Portugal, as mercadorias para Madrid passam em Sines nos barcos da MSC vão a Itália e só depois chegam a Valência onde descarregam.
Para a MSC Portugal os contentores de Sines para irem de Sines para Espanha, terem de ir dar uma volta pelo Entroncamento é incomportável, ainda por cima não podendo fazer comboios com 750 metros.
Já o troço entre Sines e Ermidas Sado pode suportar comboios maiores que os 400 metros atuais desde que leve uma máquina à cauda, o que está permitido para aquele troço.
O primeiro passo seria ligar Évora ao Caia. Os comboios de contentores ou iriam pelo Poceirão ou pela Funcheira, sendo necessários neste caso eletrificar desde Ourique até Casa Branca e colocar a sinalização eletrónica e o Convel . A distância é a mesma.
Como curiosidade esclareço:
1º - Que o Governo decidiu mandar fazer um estudo para se saber se a ferrovia é mesmo necessário para o Porto de Sines, para mim é para rir;
2º - Que o Terminal Vasco da Gama já era.
O Porto de Sines já gera cerca de 144 comboios por semana como pode ser visto em http ://www.lusocarris.com/angelo/Porto_de_Sines_comboios_gerados_26-08-2013_a_01-09-2013.jpg
De
Eu mesmo a 3 de Setembro de 2013 às 22:54
Agradeço a detalhada informação. Eu não sou especialista do assunto, portanto nada tenho contestar. A minha mensagem principal é que aquilo que os governantes afirmavam publicamente estava e está muito longe da realidade e isso confirma-se. O Porto de Sines é ainda uma criança e tem de comer muito pão para ser grande. Mas eu gosto de crianças e acho que se deve dar oportunidades aos jovens.
De Anónimo a 26 de Abril de 2016 às 22:57
o eu-calipto não sabe que dentro de 4 aninhos Sines comeu Barcelona, é isso mesmo, o terminal XXI do porto de Sines vai ultrapassar em contentores Barcelona !!
De Angelo Campos a 3 de Setembro de 2013 às 23:15
Esclareço que também não sou um especialista, mas pelo que tenho acompanhado o Porto de Sines ainda pode vir a ser um porto muito grande.
Com a ampliação para 1230 metros e com ferrovia em condições, já que não acredito muito que nesta fase se faça uma linha direta de Grândola a Casa Branca.
É pois de aguardar.
Esclareço que o Porto de Valência também é explorado pela MSC.
Vamos esperar é pelas notícias sobre o prolongamento do cais de acostagem para os 1230 metros e pelo menos pela ligação de Évora ao Caia,
De luis pereira a 22 de Outubro de 2013 às 16:27
Pois posso adiantar que se a União Europeia não nos falhar com a comparticipação a fundo perdido 90% pelo menos e parte desse valor adiantado em 2014 podemos lançar a obra da linha de mercadorias entre Sines e Elvas via Évora em 2015, o governo está a trabalhar "a todo o gás" neste assunto
De luis pereira a 4 de Setembro de 2013 às 18:35
O comentador do artigo acima exposto lembra o dr. franciso louça enquanto esteve no parlamento que mandava umas bocas que o vento levou felizmente pq não percebe nem de barcos nem economia nem globalização vou tentar explicar o BABA disto tudo : em 10 anos, o contrato da PSA começou em 2004, Sines passou de 1 "elefante branco" movimentava apenas 0 TEU para 1.000.000 TEU valor esperado em 2014, este crescimento mais nehum porto europeu conseguiu e nestes 10 anos graças aos estivadores do PC e BE destruiram o porto de lisboa, como se não bastasse a PSA e a MSC tem a ambição e vão conseguir que em 2020 o porto de sines ultrapasse em movimento de contentores o de Barcelona ... a ver se a esquerda para de falar que já aborrece
De Anónimo a 5 de Novembro de 2013 às 01:02
Nunca mais se ouviu falar sobre a ampliação do Terminal XXI.
Será que as obras irão mesmo avançar?
O responsável da PSA em Portugal foi demitido com efeitos imediatos e ainda não li nada que referisse ao seu substituto.
Já a Oldbretch afirma que continua interessada no Terminal Vasco da Gama assim como o da Trafaria e também afirma que vai encetar contactos com a Vinci sobre o novo Aeroporto.
De Anónimo a 26 de Abril de 2016 às 22:59
SS obras do terminal XXI do porto de Sines ainda não pararam e Barcelona está quase a ser ultrapassado !
De Angelo Campos a 5 de Novembro de 2013 às 01:05
É só para informar que o post anterior é de minha autoria.
De k a 6 de Janeiro de 2014 às 14:47
Antes de falar de Sines devia-se informar mais..mas agora somos todos doutores e engenheiros?
De
Eu mesmo a 7 de Janeiro de 2014 às 13:39
Eu tento informar-me. Infelizmente estes assuntos ficam sempre no segredo dos governos que só deixam passar para fora as notícias que os beneficiam. Dantes era o Sócrates. Agora apareceram estes piores. mentem muito mais e têm uma comunicação social "comprada". Até organizaram uma central de contra-informação liderada pelo Doutor Relvas.
Como podemos obter mais informação?
Não podemos é fechar os olhos.
Fazer perguntas ou levantar as discussões é saudável politicamente.
Diga de sua justiça sem partidarismos.
Comentar post