Sexta-feira, 16 de Agosto de 2013

Porto de Sines

Tanta ignorância dos nossos políticos e comunicação social. Andámos dois anos a ouvir o Álvaro a dizer que queria fazer uma linha de alta velocidade de mercadorias para transportar contentores para o centro da Europa. Depois era o "UB" para a península ibérica, depois deixou-se de ouvir falar no assunto, depois do depois, o Álvaro foi-se.

Sines era o Porto de águas profundas na costa atlântica, Sines era a entrada da Europa, etc., etc., etc., e outros blás blás.

Estou em Sines neste momento a olhar para o Porto. Cabem no máximo dois navios de contentores de tamanho médio e um de tamanho super grande. No Porto de Leixões atraca um navio dos tais grandes e no Porto de Lisboa talvez uns quatro. Isto só para falar em Portugal.

Se dermos uma espreitadela aos portos de Roterdão ou Hamburgo vão ver a diferença. O porto de Roterdão é um Mundo, mas para grandes navios de contentores talvez caibam uns sete. Toda a gente pode confirmar através de uma imagem do Google Maps.

Com o tamnho deste só cabe um.


Conclusão.

O porto de Sines é ainda uma criança, digo mesmo um bébé.  Pode ainda vir a ser um adulto saudável e com qualidades, mas para já ainda precisa de comer muita papa.

O nosso inesquecível desministro da economia - o simplesmente Álvaro - não sabia mesmo do que estava a falar.

Um porto de águas profundas para a "Europa" só na cabacinha dele. Uma linha de mercadorias de alta velocidade para a "Europa" só para nos fazer rir.

No entanto, os bons comentadores, o primeiro-ministro, o presidente da República, etc., toda esta gente engoliu a piada sem ter de beber um copo de água bem gelada a seguir.

Bastava terem um pouco de curiosidade e terem ido procurar informação.

O porto de Sines pode ser um grande porto para os super navios, mas estamos na ponta da Europa. Para além disto seria necessário passar os contentores dos super navios para outros mais pequenos. Não há espaço para isto. Para tal seria ainda necessário comer muito pão.

Como esta, muitas outras coisas são vendidas para enganar o povo, e este deixa-se enganar alegremente.

Por estas e por outras é que continuamos a cuspir para o chão, a deitar beatas pela janela do carro, a sujar as paredes com grafites, a levar o cãozinho à rua e deixar lá o "presente" para os outros pisarem, etc.. Mas continuamos a olhar para o umbigo e a pensar que somos os maiores e mais inteligentes.

Bem, todos, todos, não. Ainda há umas “aves raras” que se sabem comportar e mais uns poucos que não são totalmente desprovidos de inteligência, mas perdem aos pontos contra uma maioria imbecil.

publicado por Eu mesmo às 22:33

link do post | comentar | favorito
11 comentários:
De Angelo Campos a 26 de Agosto de 2013 às 00:00
Neste post e no que o antecede, tem algumas considerações que não me parecem corretas.
Porto de águas profundas só temos Sines, pois o mesmo tem fundos de 17,5, sem necessidade de dragagens já que os fundos são de rocha.
Assim o Porto de Sines só com o novo cais é que passa a poder receber os porta contentores super post -panamax de 18 mil teus.
A PSA tem em andamento um concurso público para aumentar o cais acostável para os 940 metros e pretende não ficar por aqui e ampliá-lo para os 1230 metros.
Na última reunião que houve entra a PSA Europa e o SE dos Transportes ficou acordado elaborarem um estudo inatacável pelo Tribunal de Contas do prolongamento dos 940 metros para os 1230 metros. Aumento este motivado pela intenção do Governo em construir o Terminal da Trafaria.
Esse estudo que é considerado urgente estará pronto no final de Agosto.
Os novos porticos de cais super post -panamax, mas já mais evoluídos que os últimos instalados serão 6, 3 por cada ampliação, ficando Sines com 12. Já o terrapleno que se conhece ainda só para 940 metros pode ser visto em dois desenhos diferentes não se sabendo ainda qual será o definitivo, inclinando-me eu para o primeiro.
1º - http :/ www.anteprojectos.com.pt wp-content uploads /2013/07/fase2.0.jpg
2º - http :/ s16.postimg.org skg74tdet /bsdp.jpg

Já na zona ferroviária o espaço será ampliado e está ou estava previsto a instalação de dois RMG (sobre carris), mas agora foi numa entrevista dito que seria RTG com rodas de pneu.
A ampliação total da PSA em Sines (1230) vai criar mais 220 postos de trabalho.
Já sobre a ferrovia só quem não percebe muito de comboios é que fala numa linha para mercadorias a 220 Km por hora e em bitola europeia.
A Renfe vai manter até Badajoz a linha renovada em bitola Ibérica.
Esclareço que, segundo Carlos Vasconcelos, Presidente da MSC Portugal, as mercadorias para Madrid passam em Sines nos barcos da MSC vão a Itália e só depois chegam a Valência onde descarregam.
Para a MSC Portugal os contentores de Sines para irem de Sines para Espanha, terem de ir dar uma volta pelo Entroncamento é incomportável, ainda por cima não podendo fazer comboios com 750 metros.
Já o troço entre Sines e Ermidas Sado pode suportar comboios maiores que os 400 metros atuais desde que leve uma máquina à cauda, o que está permitido para aquele troço.
O primeiro passo seria ligar Évora ao Caia. Os comboios de contentores ou iriam pelo Poceirão ou pela Funcheira, sendo necessários neste caso eletrificar desde Ourique até Casa Branca e colocar a sinalização eletrónica e o Convel . A distância é a mesma.
Como curiosidade esclareço:
1º - Que o Governo decidiu mandar fazer um estudo para se saber se a ferrovia é mesmo necessário para o Porto de Sines, para mim é para rir;
2º - Que o Terminal Vasco da Gama já era.

O Porto de Sines já gera cerca de 144 comboios por semana como pode ser visto em http ://www.lusocarris.com/angelo/Porto_de_Sines_comboios_gerados_26-08-2013_a_01-09-2013.jpg
De Eu mesmo a 3 de Setembro de 2013 às 22:54
Agradeço a detalhada informação. Eu não sou especialista do assunto, portanto nada tenho contestar. A minha mensagem principal é que aquilo que os governantes afirmavam publicamente estava e está muito longe da realidade e isso confirma-se. O Porto de Sines é ainda uma criança e tem de comer muito pão para ser grande. Mas eu gosto de crianças e acho que se deve dar oportunidades aos jovens.
De Anónimo a 26 de Abril de 2016 às 22:57
o eu-calipto não sabe que dentro de 4 aninhos Sines comeu Barcelona, é isso mesmo, o terminal XXI do porto de Sines vai ultrapassar em contentores Barcelona !!
De Angelo Campos a 3 de Setembro de 2013 às 23:15
Esclareço que também não sou um especialista, mas pelo que tenho acompanhado o Porto de Sines ainda pode vir a ser um porto muito grande.
Com a ampliação para 1230 metros e com ferrovia em condições, já que não acredito muito que nesta fase se faça uma linha direta de Grândola a Casa Branca.
É pois de aguardar.
Esclareço que o Porto de Valência também é explorado pela MSC.
Vamos esperar é pelas notícias sobre o prolongamento do cais de acostagem para os 1230 metros e pelo menos pela ligação de Évora ao Caia,
De luis pereira a 22 de Outubro de 2013 às 16:27
Pois posso adiantar que se a União Europeia não nos falhar com a comparticipação a fundo perdido 90% pelo menos e parte desse valor adiantado em 2014 podemos lançar a obra da linha de mercadorias entre Sines e Elvas via Évora em 2015, o governo está a trabalhar "a todo o gás" neste assunto
De luis pereira a 4 de Setembro de 2013 às 18:35
O comentador do artigo acima exposto lembra o dr. franciso louça enquanto esteve no parlamento que mandava umas bocas que o vento levou felizmente pq não percebe nem de barcos nem economia nem globalização vou tentar explicar o BABA disto tudo : em 10 anos, o contrato da PSA começou em 2004, Sines passou de 1 "elefante branco" movimentava apenas 0 TEU para 1.000.000 TEU valor esperado em 2014, este crescimento mais nehum porto europeu conseguiu e nestes 10 anos graças aos estivadores do PC e BE destruiram o porto de lisboa, como se não bastasse a PSA e a MSC tem a ambição e vão conseguir que em 2020 o porto de sines ultrapasse em movimento de contentores o de Barcelona ... a ver se a esquerda para de falar que já aborrece
De Anónimo a 5 de Novembro de 2013 às 01:02
Nunca mais se ouviu falar sobre a ampliação do Terminal XXI.
Será que as obras irão mesmo avançar?
O responsável da PSA em Portugal foi demitido com efeitos imediatos e ainda não li nada que referisse ao seu substituto.
Já a Oldbretch afirma que continua interessada no Terminal Vasco da Gama assim como o da Trafaria e também afirma que vai encetar contactos com a Vinci sobre o novo Aeroporto.
De Anónimo a 26 de Abril de 2016 às 22:59
SS obras do terminal XXI do porto de Sines ainda não pararam e Barcelona está quase a ser ultrapassado !
De Angelo Campos a 5 de Novembro de 2013 às 01:05
É só para informar que o post anterior é de minha autoria.
De k a 6 de Janeiro de 2014 às 14:47
Antes de falar de Sines devia-se informar mais..mas agora somos todos doutores e engenheiros?
De Eu mesmo a 7 de Janeiro de 2014 às 13:39
Eu tento informar-me. Infelizmente estes assuntos ficam sempre no segredo dos governos que só deixam passar para fora as notícias que os beneficiam. Dantes era o Sócrates. Agora apareceram estes piores. mentem muito mais e têm uma comunicação social "comprada". Até organizaram uma central de contra-informação liderada pelo Doutor Relvas.
Como podemos obter mais informação?
Não podemos é fechar os olhos.
Fazer perguntas ou levantar as discussões é saudável politicamente.
Diga de sua justiça sem partidarismos.

Comentar post

pesquisar

 

Janeiro 2021

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Capa manipuladora da opin...

Matemática de jornalistas

Jornalismo cada vez mais ...

Golpe de Trump - Estava-s...

Corona TVs

Devia ser Ana (des)Leal

Sandra Felgueira - a conf...

Isabel dos Santos vs Jorn...

Nos melhores panos caem f...

Salário dos motoristas de...

Querem lá ver que quem co...

Pedro Pardal Henriques & ...

Greve dos camionistas de ...

O homenzinho que nunca se...

Enfermeiros cirúrgicos – ...

Vira o disco e toca a mes...

Actual Comunicação Social...

Os sabe-tudo ...

Só o Armando Vara e o Sóc...

Confirma-se previsão de "...

arquivos

Janeiro 2021

Outubro 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Novembro 2019

Agosto 2019

Abril 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Novembro 2018

Outubro 2018

Agosto 2018

Maio 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Maio 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Julho 2009

Setembro 2008

Agosto 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

todas as tags

links recomendados

blogs SAPO