Na sexta-feira o canal de televisão SIC Notícias, no programa Expresso da Meia Noite, deu um interessante debate sobre os incêndios e sobre as florestas e política florestal.
Estava presente o novo Secretário de Estado das Florestas o Senhor Doutor Francisco Gomes da Silva. Este senhor foi escolhido pela Ministra da Agricultura Assunção Cristas em substituição do anterior Secretário do queijo Limiano - o Engº Daniel Campelo.
O novo Sec. Est. deu-me uma péssima impressão como pessoa. Não sei se é um técnico competente na sua área, mas a sua reação com a jornalista do Público foi lamentável.
O Jornal Público e a sua jornalista Mariana Oliveira têm feito um trabalho meritório de boa informação sobre as formas de proteção das florestas contra os fogos, com esquemas simples e resumos da legislação em vigor. Este trabalho é precisamente aquilo que o Governo devia fazer e não faz.
Mas a jornalista deu também informação sobre um novo decreto-lei que permite a plantação de árvores sem necessidade de autorização se a área for inferior a 2 hectares (Artigo 1 alínea a) ..., Inferior a 2 ha, não mudar de espécie, incêndio há mais de 10 anos, ou estar anteriormente mato). A jornalista terá afirmado num artigo que isto vai abrir a porta à proliferação de eucaliptos, que em plantação não cuidada e desordenada é uma das piores espécies para propagação de incêndios.
O Secretário de Estado, numa atitude de grande irritação e má educação, perguntou várias vezes à jornalista "Mas onde é que está escrito na legislação que se vão plantar eucaliptos? Onde está a palavra eucalipto? A senhora jornalista não leu o Decreto-Lei. Eu dou-lhe já esta cópia do DL." A jornalista disse educadamente que tinha lido e legislação e que a tinha no computador. O Sec. Est. insistiu que ela não sabia o que estava na legislação, porque não falava em eucaliptos.
Ver artigo 5º Decreto-Lei nº 96/2013
http://dre.pt/pdf1sdip/2013/07/13800/0421504220.pdf
Ora agora falo eu. Mas o Senhor Secretário de Estado quer enganar quem? Pode não estar escrito que se permitem plantar eucaliptos, mas se se deixa plantar o que se quiser, bastando dar uma informação do que se plantou à Autoridade Florestal, o que é que as pessoas vão plantar? Coqueiros ou poilão?
Está na "cara" que os pequenos proprietários vão plantar aquilo que pode dar algum lucro ao fim de 12 anos. Aliás, esta legislação vem em resposta ao "lobby" das papeleiras que já andavam há algum tempo a dizer que não havia matéria-prima suficiente para a produção de pasta de papel.
Em conclusão
Partindo daquele velho princípio de que só há uma possibilidade de causar uma "primeira boa impressão", o Senhor Secretário de Estado pode ser muito competente, mas para mim e muita gente, perdeu a oportunidade de causar uma primeira boa impressão.
Portanto dedico-lhe estas fotos ratipuladas:
A realidade pode parecer alterada, dependendo do modo como olhamos para ela.
Raticulada = manipulada com rato.