Sexta-feira, 11 de Maio de 2007

Revolução na indústria automóvel

Acumulação de energia do movimento por meios de rodas de inércia

Um velho princípio de acumulação rápida de energia mecânica numa roda de inércia foi há pouco tempo tornado possível através de estudos efectuados em Universidades Inglesas. Trata-se de passar a energia da travagem para dois tambores de inércia de elevada rotação (até 60 000 r.p.m). A necessidade de dois tambores é imperiosa, pois rodando em sentidos contrários anulam as forças de Coriolis, que tornariam o sistema rígido às mudanças de direcção.

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Acumulação de energia cinética por meios mecânicos revela-se potencialmente mais eficaz do que a acumulação por meio de sistema de conversão eléctrica e acumulação em baterias.

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Os fabricantes de automóveis desportivos de fórmula 1, Honda, BMW, Ferrari, Toyota e DC, acordaram com a FIA na alteração dos regulamentos, para que a partir de 2009 seja possível equipar os automóveis de competição com sistemas de acumulação da energia de travagem e recuperá-la durante a aceleração, entre os quais se destacá o sistema de cilindros de energia inércia “flying wheels”.

Os tambores de acumulação de energia cinética serão diferentes para os automóveis desportivos e para os automóveis comuns. Pensa-se para um fórmula 1 dois tambores de 160 mm de diâmetros a 60 000 r.p.m. (muita energia em pouco peso, mas maior desgaste), e para os automóveis comuns diâmetros dos tambores de 235 mm e rotação até 20 000 r.p.m. (menos energia acumulada mais maior fiabilidade e duração, além de menor custo).

 

Este sistema aproxima-se muito do valor teórico de recuperação, mas só foi possível por incríveis desenvolvimentos a nível dos materiais, sistemas de lubrificação por colchão magnético e domínio de sistemas mecânicos complexos (variadores contínuos, etc.).

 0003wqwr

Poupança de energia:

  - Carro normal, média cilindrada (motor explosão) .............. 6,8 l / 100 km

  - Mesmo carro híbrido eléctrico (explosão mais baterias)  5,5 l / 100 km

  - Carro com acumulação de energia cinética .......................... 4,4 l / 100 km

O híbridos eléctricos recuperam no máximo 36 % da energia de travagem (com travagem lenta), enquanto que os híbridos mecânicos podem recuperar até 65 % da energia de travagem rápida e com possibilidade de arranque desportivo.

 

O ideal mesmo será um automóvel híbrido eléctrico e com o sistema de acumulação de energia cinética. Como se chamará? – Multihíbrido? Híbrido cinético? Talvez híbrido mecânico-eléctrico.

O próximo passo rumo ao futuro está mesmo a chegar.

publicado por Eu mesmo às 23:17

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1 comentário:
De FS a 26 de Maio de 2007 às 16:29
Muito interessante

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