Num país e numa Europa em que todos os responsáveis dizem e fazem asneiras, pelo menos os resultados assim o confirmam,
também um cidadão anónimo como eu tem o direito a falar sobre aquilo em que não é especialista.
Dizem os economistas que as crises financeiras da dívida se resolviam mais facilmente com a emissão de moeda própria. Ora isto não pode ser feito por Portugal porque estamos na meoda Euro.
Mas eu lembro-me de outra coisa que acontecia nos tempos antigos - as taxas alfandegárias. Quando um país não tinha dinheiro (divisas) para comprar bens ao estrangeiro, colocavam-se taxas alfandegárias aos produtos importados e as pessoas tinham de passar sem esses bens ou fabricar e utilizar produtos nacionais.
Agora dizem que o comércio livre não permite o controlo das importações. Porquê? Porque não? Se ajudar a resolver o problema é isso mesmo que temos de fazer.
Segue um esquema de funcionamento da economia feito por mim.
Mesmo que isto resolva a crise dos países endividados, os que dizem que ajudam não permitem. Porque será?
Terão eles vantagem em que outros estejam nesta situação aflitiva? Será uma forma de colonialismo económico, dizendo que têm de ser eles a tomar conta dos atrasados, dos desorganizados, dos preguiçosos?
Onde é que ouvimos nós isto?
A Europa rica só se vai assustar quando sentirem que a Grécia e Portugal se podem tornar em novas Cubas, aqui mesmo debaixo das saias da Europa.