Para criar criaturas que dizem que “Dezembro frio, calor no estilo” não é preciso ir à escola, nem pública nem privada.
Para ser jornalista com são muitos dos papagaios repetidores da nossa praça, e para ser procurador do ministério público ao serviço de Faces Ocultas, ou investigador da judiciária como os que temos por cá a fazer fretes políticos, ou mesmo deputados que nunca têm opinião própria, também não é preciso ir à escola, nem ter bons professores.
Para tirar uma licenciatura com equivalências a disciplinas sérias através da participação em grupos folclóricos ainda menos estudos são necessários.
E o Mundo funciona na mesma, com os ignorantes mafiosos no governo ou na oposição. A qualidade do país é que não é a mesma.
O programa lançado por David Cameron no Reino Unido para o Estado financiar as escolas privadas e acabar, ou reduzir ao mínimo o ensino público, parece que está a dar buraco. Segundo as conclusões de relatórios recentes, os Britânicos estão a ficar com os cabelos em pé com o custo das escolas privadas.
Too far, too fast: Free schools are costing £1.1bn – twice as much as planned
e
http://www.nao.org.uk/report/establishing-free-schools/
http://www.nao.org.uk/wp-content/uploads/2013/12/10314-001-Free-Schools-Book-Copy.pdf
As justificações para defender o ensino privado financiado pelo Estado são as mesmas que cá – “Para reduzir custos” e “Para aumentar a liberdade de escolha dos pais”.
Conclusão
Para se ser uma má pessoa não é necessário ir à escola, tanto mais que por vezes até pessoas que não foram à escola conseguem ser geniais e humanos. A escola da vida também é uma grande escola.
O que não presta mesmo são as universidades de verão dos partidos.
Pior ainda, ensino privado apoiado por fundos públicos. Prova-se agora que quando passa para a grande escala custa mais do que o próprio ensino público e a qualidade piora.
Observação
Os maiores ladrões e vigaristas dos tempos recentes sabiam ler e escrever muito bem, quase todos com licenciaturas.
Visto pelo lado do humor
Todos os países se debatem com este problema. Há Cratinos em todos os cantos.