Paulo Penedos foi presidente da Mesa do plenário da Comissão Concelhia do PS em Coimbra e foi secretário nacional da JS e 1.º secretário nacional (1992-1998), ousando mesmo candidatou-se a secretário-geral do partido contra o veteraníssimo Ferro Rodrigues. Paulo Penedos é filho de José Penedos antigo secretário de Estado da Energia no governo de António Guterres. Quem conhece Paulo Penedos sabe que é voluntarista, muitas vezes generoso. O seu gosto por sinais exteriores de riqueza não o incomoda, veja-se quando concorreu à autarquia de Vila Nova de Poiares pelo Partido Socialista, tendo o Ferrari que Paulo conduzia na altura, ficado na memória dos poiarenses.
Paulo Penedos terá arrastado o pai para esta embrulhada do processo Face Oculta. O pai José Penedos é tido pelos que o conhecem por ser um homem sério e competente, mas terá sido ingénuo e facilitado, pelo menos passivamente, algumas tropelias ou excessivo voluntarismo do filho.
Outro caso de parentesco interessante e curiosamente para o lado oposto da competição política, é o de João Marques Vidal, procurador da comarca do Baixo Vouga, também muito curiosamente, fortemente ligado ao processo Face Oculta.
João Marques Vidal, o Procurador-adjunto e responsável pelo DIAP de Aveiro, o mesmo que andou a escutar dezenas de conversas telefónicas do Primeiro-Ministro, tem a quem sair. João Marques Vidal é filho de José Marques Vidal, homem de confiança Cavaco Silva, de tal forma que este o empossou como Director da PJ, em 1985. Tem 79 anos mas continua muito activo.
José Marques Vidal participou num colóquio sobre a justiça, promovido pelo PSD/Algarve, em Setembro de 2009. Porventura, espicaçado pelo filho João, o ex-Director da PJ de Cavaco, criticava ainda o facto de os jornalistas não poderem publicar o teor de escutas telefónicas sem autorização dos visados, quando o podem fazer relativamente a outros pormenores dos processos judiciais. Toda agente se recorda das fugas de informação com os teores das escutas telefónicas publicadas no jornal Sol, também propriedade de gente ligada ao PSD.
Fiquemos, pois descansados, que sendo João filho de quem é, irá tratar do processo "Face Oculta" com toda a imparcialidade.
Veja-se como os filhos interferem com os pais e os pais com os filhos. Umas vezes ajudam-se outras desajudam-se.
Mas se querem fazer guerra política façam entre os políticos e só entre estes. Não se sirvam gente anónima, séria e trabalhadora para ganharem posições no tabuleiro dos seus próprios interesses e objectivos. Não envolvam quem não tem nada a ver com as suas guerras.
Fontes:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1404579
http://sitiocomvistasobreacidade.blogs.sapo.pt/39698.html