O chamado super juiz Carlos Alexandre vai ser julgado! O quê? Alguém do Ministério Público levantou um processo contra ele? Algum vizinho apresentou queixa porque Carlos Alexandre levou o cãozinho à rua sem açaime e deixa-o fazer as necessidades no passeio? Nada disto! Nem todos os julgamentos são feitos em tribunal.
Carlos Alexandre já tem enviado para julgamento muitos acusados que são depois ilibados dos crimes pelos quais vão a julgamento. Até aqui ficam apenas impressões e suposições sobre a sua justeza ou injusteza, pois a opinião dos outros juízes são só mais uma opinião e estes também se podem enganar.
Mas há umas pessoas que nunca se enganam. Os acusados que sejam inocentes são os únicos detentores da verdade absoluta, portanto sabem exactamente se os juízes que os julgaram se enganaram ou não. Assim como um culpado que é deixado sair sem condenação.
Isto de julgar o juiz não servirá para grande coisa a um acusado, pois o que interessa não é só ser inocente, é conseguir convencer os outros que é inocente. Se existir Deus ele julgará todos nós, mas isto não sabemos se acontecerá nem quando.
A conclusão só pode ser esta. Os juízes e os super juízes são julgados por aquelas pessoas que eles acusam ou deixam de acusar. Se tiverem consciência, não dormirão bem sabendo que podem estar a prejudicar um inocente, que sabe que ele se enganou.
Por tudo isto e muito mais, um juiz responsável deve ter muito cuidado nas decisões que toma. Deve estudar os processos e não tomar opções fáceis para agradar à comunicação social, à opinião pública ou aos seus colegas. São treinados para isto e é o que as pessoas esperam deles. Mas é o que acontece? Nem sempre!
Aproxima-se mais um julgamento do juiz Carlos Alexandre. Dentro de alguns dias ou semanas mais algumas pessoas ficarão a saber com toda a certeza se Carlos Alexandre é um juiz justo ou não.
Se Carlos Alexandre não quer ser condenado só tem uma coisa a fazer -> decidir bem.