O PSD e Passos Coelho ainda não perceberam a única citação de jeito de Cavaco Silva. “A má moeda expulsa a boa moeda”.
A teoria nem é de Cavaco afinal. Afinal o autor original da teoria foi Thomas Gresham (1519–1579), contemporâneo de Copérnico.
Cavaco apenas tentou fazer a analogia de que os maus políticos expulsavam os bons políticos. E é verdade. A começar por ele próprio.
Enquanto Passos Coelho mantiver como conselheiros Marco António Costa, Miguel Relvas, Diogo Leite Campos, Paula e Paulo Teixeira da Cruz, Paulo Mota Pinto, Frasquilho e companhia, Lda.,
outras pessoas de qualidade não vão querer assumir responsabilidades. Estamos num processo de escolha dos piores. Os radicais do PSD dizem que a única coisa que interessa é expulsar Sócrates. Assim, dispensam todos as oportunidades de se prepararem e escolherem pessoas competentes. Tudo se resolve sem Sócrates. Visão curta – antes fosse verdade, mas não é.
Com estas eleições vamos substituir um “mentiroso?” combativo e com algumas boas ideias (energia renováveis, mobilidade, novas tecnologias, etc.) por um mentiroso trapalhão, indeciso, inseguro e incompetente, com ideias repassadas (acabar com o Estado, privatizar tudo). Um homem atormentado com sonhos de esqueletos nos armários, e que tem medo de aparecer despenteado nas televisões.
A velha e actual teoria Económica de Gresham "A má moeda expulsa a boa", é a seguinte:
“A má moeda expulsa a boa moeda da circulação devido ao facto do ouro ser entesourado, em virtude do seu valor comercial ser superior. Explicando por miúdos, na época em que o valor do dinheiro equivalia ao seu peso em ouro ou prata, se houvesse quebra da moeda (o rei ou o governo decidisse cunhar moeda com o mesmo valor nominal, mas com menos teor em ouro ou prata), então os possuidores da moeda antiga preferiam guardá-la, porque embora o valor nominal para as transacções no mercado fosse o mesmo, ela valia intrinsecamente mais. Portanto, pouco a pouco, as transacções faziam-se usando apenas a má moeda, enquanto a boa moeda era entesourada nos baús caseiros."
Fonte: http://semiramis.weblog.com.pt/arquivo/168124.html
Conclusão
Só a "má moeda" circula (governa). Os competentes (ouro) recusam-se a avançar.
Neste processo centrífugo de afastamento dos mais competentes dos cargos de decisão, quanto mais mudanças, mais depressa pioramos. Quando correrem com Sócrates vem um pior. Depois não descansarão as novas oposições, com a ajuda da comunicação social de sarjeta e de alguns juízes, em correr o mais depressa possível com Passos Coelho “se lá chegar”. Depois virá um qualquer “Manuel Maria Carrilho”, pior do que os anteriores, e depois outro, e outros ainda piores, … , até um novo Salazar (o tal ouro? E arrecadou mesmo ouro, muito ouro).
Infelizmente, tudo se encaminha para que após Sócrates venham outros ainda piores do que Sócrates. Assim, correr com Sócrates será fraca consolação para todos os que ficarão a ser mais mal governados e a viver pior. Uns poucos, muito poucos, ficarão melhor! Os tais …
Nota mesmo final: Quando têm na carteira uma nota nova e outra nota velha e suja, qual a que tentam passar mais depressa? A nota velha e suja - inevitavelmente. Aqui está. A porcaria tende a circular mais depressa e fica ainda mais velha e suja.