Dezoito passos para um berço de ouro.
>
1- Primeiro-ministro – Durão Barroso – Março 2002.
“Portugal está de tanga”.
2 - Primeiro-ministro – Durão Barroso. “Não haverá aeroporto da Ota enquanto houver uma criança numa lista de espera de um hospital”.
3 - Ministro da Defesa – Paulo Portas – Novembro 2002.
“O derrame do petróleo do Prestige não chegou a Portugal por interferência da Nossa Senhora de Fátima”.
4 - Ministro da Administração Interna – Figueiredo Lopes - Agosto 2003. “Só morreram quatro pessoas em Portugal em resultado desta vaga de calor de 2003”.
5 - Ministro do Ambiente – Amílcar Theias - Agosto 2003.
“Os fogos florestais são em grande parte devidos aos ex-combatentes do ultramar que trouxeram granadas e outras munições”.
6 - Ministro do Ambiente – Amílcar Theias - Agosto 2003.
“Os incêndios em Portugal são o resultado do aquecimento global”.
7 - Ministro da Administração Interna – Figueiredo Lopes - Setembro 2003. “São precisos mais meios para combater os incêndios, mas mesmo que haja todos os meios continuarão a haver incêndios”.
8 - Ministro da Presidência – Morais Sarmento – Janeiro 2003. “O orçamento do programa Acontece dava para pagar uma viagem à volta do Mundo a todos os espectadores que veem o programa”.
9 - Ministro das Obras Públicas – Carmona Rodrigues – 22 Setembro 2003. Comentário do Ministro sobre a queda da ponte pedonal sobre o IC19: “… foi um caso de azar…”
10 - Ministro da Educação – Pedro Lynce – 10 Outubro 2003. A propósito de ter dado um despacho para favorecimento para entrada na Universidade da filha do Ministro dos Negócios Estrangeiros: - “Eu nunca fiz um favor a ninguém!”
11- Ministro da Defesa Nacional - Paulo Portas – 16 Outubro 2003. Gastou dinheiro a enviar cartas a três mil jovens para os convocar, com carácter de obrigatoriedade, para as comemorações do Dia da Defesa Nacional, a 20 de Outubro.
12 - Primeiro Ministro – Durão Barroso – 1 Novembro 2003. Em resposta à grande vaga de incêndios de Verão de
13 - Depois dos incêndios de Verão de 2003, arderam dezenas de casas em zonas deprimidas economicamente. O governo comprometeu-se a ajudar as vítimas. Em 2 de Novembro de 2003 o Secretário de Estado da Administração Interna, perante as câmaras das televisões, faz a entrega de uma casa a um casal de idosos, que tinham ficado sem lar. No discurso congratula-se com o início da resolução do problema, proferindo: “ blá, blá, blá…em tempo record…” ( dois meses - entrega de uma casa ).
14 - Em 8 de Novembro de 2003, o Primeiro Ministro Durão Barroso, na cimeira Luso-Espanhola para decisão sobre as linhas de alta velocidade: - “Vamos fazer um comboio de alta velocidade, mas quem tomar o comboio tem de pagar o seu bilhete.”
15 - Em 4 de Fevereiro de 2004, Durão anunciou como prioridade do governo “ ... dar acesso de ligação rápida à Internet a metade dos lares portugueses.”. Será que metade dos lares portugueses tinham computador?
16 - Em 22 de Maio de 2004 Durão Barroso substitui o Ministro do Ambiente e Cidades – Amílcar Teias – sem grandes explicações públicas. No parlamento faz um discurso onde afirma que o Ministro Teias foi um dos melhores Ministros do seu governo. Mais não disse.
17 - A Ministra das finanças Manuela Ferreira Leite, em 27 de Maio de 2004 no parlamento, em resposta a uma pergunta de um deputado do PS sobre os aumentos dos combustíveis disse – “ O senhor é um ignorante. Não merece o ordenado que recebe!”.
18 – Em 16 de Março de 2004 Durão Barroso participa na cimeira dos Açores afirmando que o Iraque tinha armas de destruição maciça.
19 – Em 28 de Junho 2004 Durão Barroso é escolhido para presidente da Comissão Europeia.
20 – Em 29 de Maio de 2006 Durão Barroso ganha a 3ª Palma de ouro – prémio Tuvalu, pela sua contribuição para a desregulação climática, atribuído por três organizações internacionais “Agir pour l'Environnement, le Réseau Action Climat France et Transport&Environment”. No ano anterior o vencedor tinha sido a Volkswagen, pela apresentação do modelo Touareg, um 4x4 que gasta 18 a 25 l/100km e produz entre 265 e 346 g de CO2 por cada quilómetro percorrido. Durão Barroso conduz um destes carros pelas ruas de Bruxelas.
http://www.rac-f.org/article.php3?id_article=1065
:-(
Mauzinho