Algumas fotografias e capas de jornais são mais reveladoras de sentimentos mesquinhos dos seus directores e jornalistas do que muitas palavras. Sócrates já lá vai e alguns jornalistas de sarjeta não desistem de perseguir o antigo Primeiro-ministro de Portugal. As eleições deram-nos outros protagonistas políticos que devemos avaliar e vigiar atentamente. O Sol e Correio da manhã vão continuar a brindar-nos com títulos de primeira página sobre quem já não vai contar nada daqui para diante.
É certo que Sócrates ajudou a dar lucro e assunto de conversa a muitos jornalistas incompetentes e imbecis. Agora parece que não sabem do que falar e repetem noticiazinhas de cacaracá vezes sem conta.
Mas o comportamento das pessoas obedece a lógicas que a psicologia e a sabedoria popular há muito identificaram em duas frases conhecidas:
“Os incompetentes são desconfiados e inseguros”.
“Os mau carácter e imbecis são vingativos”.
Notícia falsa do Sol. Sempre os mesmos?
Ainda não sabemos o que move estas capas de jornais, vinganças pessoais? Insegurança relativamente aos novos dirigentes eleitos? Imbecilidade simples e exploração dos sentimentos mais mesquinhos dos leitores para venderem jornais?
Vai ser fácil perceber ao que andam certos senhores, bastará continuar a ler as letras gordas das capas de certos jornalecos.