Coisas que se encontram na internet:
Braz da Silva
Empresário gere um banco 'offshore' em Cabo Verde
por LUÍS REIS RIBEIRO com DAVID DINIS 30 Janeiro 2011
"Banco Fiduciário Internacional (BFI), registado na Cidade da Praia
Valle, Relvas e Maurício são administradores executivos do grupo Finertec, controlado (mas não gerido) por Braz da Silva. O BFI está na lista de entidades credenciadas pelo banco central de Cabo Verde na qual surge o problemático Banco Insular, o veículo que terá permitido ao Banco Português de Negócios "ocultar prejuízos e lucros, financiar empresas do grupo e esconder operações", como revelou há dias um ex-dirigente do BPN".
http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1770388
O que é a finertec?
http://www.finertec.com/organigrama
"A NOSSA MISSÃO
Aproveitar o que o mundo nos dá para o bem de todos.
A nossa Missão é fornecer serviços de qualidade às populações, a partir da exploração e transformação responsável de recursos naturais do nosso planeta e salvaguardando o futuro da Energia e das gerações vindouras.
A FINERTEC é um Grupo económico responsável global e localmente, contribuindo de forma decisiva para a preservação do nosso ecossistema e para o desenvolvimento sustentável das comunidades nos locais onde actua, aos três níveis mais importantes: económico, social e ambiental".
…
Parece mesmo aqueles grupos que não produzem nada de bens úteis e exportáveis. Uma teia para girar dinheiros, conseguir contratos e fugir a responsabilidades e impostos. Pelo menos é o que parece.
13 setembro, 2011
“Miguel Relvas não é só o poderoso número dois do Governo de Portugal, segundo a reportagem, no Brasil ele tem amigos de peso e portas abertas. A matéria revela que o ministro-adjunto garantiu sólidas amizades, influência e “bons negócios” no país das oportunidades”.
Onde é que tudo isto se parece com o Mundo Cavaquista e com as empresas de Dias Loureiro e de Oliveira e Costa? Até Cabo Verde volta a aparecer neste filme.