Perguntas sem resposta
12 Abril 2012
O julgamento de um tribunal alemão relativo a quadros da empresa Ferrostaal sobre o pagamento de subornos na venda de submarinos a vários países visando diversos dirigentes do grupo, terminou com dois dos ex-executivos aceitando a proposta de conciliação do tribunal e admitiram ter pago subornos à Grécia e a Portugal.
O ex-administrador da Ferrostaal Johann-Friedrich Haun e o ex-procurador Hans-Peter Muehlenbeck admitiram que, no caso português, o suborno tinha sido pago ao ex-cônsul honorário em Munique, Jürgen Adolff.
A acusação das autoridades alemãs afirmava terem sido pagos 1,6 milhões de euros ao ex-cônsul, para que este lhes arranjasse contactos dentro do Governo português (só para os contactos ?).
Em Portugal, a investigação ao caso dos submarinos resultou em dois processos, um referente à compra dos submarinos e outro às respectivas contrapartidas.
O processo dos submarinos nasceu a partir de duas escutas a conversas de Abel Pinheiro e Paulo Portas no âmbito do caso Portucale, cujo acordão foi conhecido nesta quinta-feira e em que todos os arguidos foram absolvidos.
Agora pergunto eu:
1 - Porque razão o processo dos submarinos não avança? Só o Manuel Godinho é que é vigarista? Não foi o CDS que falsificou nomes para justificar a entrada de dinheiro no partido? “Jacinto Leite Capelo Rego”, etc., ainda gozando com o assunto? Fala-se em 1 milhão de euros depositados numa conta do CDS em Londres.
2 – Porque razão tanta gente quer ouvir as escutas de Sócrates a dizer que queria a Manuela Moura Guedes fora da televisão e ninguém pergunta pelas escutas de Paulo Portas e Abel Pinheiro a falarem dos submarinos?
3 – Por onde andam os nossos jornalistas justiceiros: Felícia Cabrita; José António Saraiva; Mário Crespo; Octávio Ribeiro; Manuela Moura Guedes, etc., e os investigadores Cristóvãos e os superjuizes vidais e alexes, etc.?