25 de Abril
Declaração de interesse: Há muito tempo que não gosto da maneira de ser e de se comportar de Cavaco Silva, portanto não sou isento na minha avaliação dos discursos de homem (como diz Marcelo).
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=27&did=59802
Voltando ao discurso:
"Portugal tem de dar uma imagem positiva ..."
O Sr.. Presidente da República Portuguesa insistiu que Portugal tem de dar uma imagem positiva, que os jornalistas têm de mostrar o que há de bom, etc.. Aparentemente isto não tem nada de mal nem faz mal a ninguém, tal como um copo de água morna.
No entanto, se escutarmos com má vontade descobrimos que o Sr.. Presidente não disse que os portugueses têm de ser melhores, o que ele tentou realçar é que temos de mostrar, o que é importante é a imagem. Ou seja, pegando na velha frase de que Marcelo e outros tanto gostam "À mulher de César não basta ser séria, também tem de parecer séria", o nosso presidente tenta impor uma nova versão "A mulher de César não precisa de ser séria, o que é importante é que pareça séria". Ora isto é precisamente a filosofia da prostituta (o valor económico é mais elevado se parecer séria). Como Cavaco é economista compreende-se.
Ainda relativamente às comemorações, salientou-se que o 25 de Abril representa a liberdade de ter uma opinião livre sobre o que quer que seja, mas muito importante é também aceitar as tais opiniões diferentes sem fazer comentários deselegantes ou agressivos. Foi o que não aconteceu por parte do deputado do PSD Carlos Abreu Amorim, que chamou aos capitães e a Mário Soares e Manuel Alegre "a brigada do reumático". Ora eu chamaria a este senhor "gordo balofo", pois acho que ele gostaria de ser assim tratado. O filho de Menezes não disse que isto era uma chafurdice política? É o 25 de Abril no seu pior.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=547718&tm=8&layout=122&visual=61