Os memorandos servem para avivar as ideias das pessoas com memória curta.
Então relembrem o seguinte.
Para onde vão os nossos impostos?
http://www.portugal.gov.pt/pt/para-onde-vao-os-seus-impostos.aspx
Nesta página do Governo as cidadãos podem simular quanto pagam para certos serviços do Estado Social a partir do seu rendimentos anual e de quanto descontam para o IRS.
No meu caso descobri coisas muito, muito interessantes. Do que pago de IRS o dinheiro vai para:
No nº 1 não percebo esta “Proteção Social” porque do meu salário mais de 30% (fora do IRS) são descontados para a minha Segurança Social. Ou seja, estes 34% do meu IRS vão para a segurança social de outros.
Nos 15% dos Serviços da Administração suponho que sejam os salários dos Ministros, Deputados, do Sr. António Borges, do Sr. Catroga, dos Srs. Juízes e procuradores, dos espiões, etc.
Nos 14% da Saúde, não percebo porque razão fui a uma urgência num hospital público e paguei 20 Euros de taxa moderadora. Uns dias depois, numa clínica privada, paguei por uma consulta da mesma especialidade 30 Euros. Continuo sem perceber para onde vão os meus impostos do IRS. Os 950 Euros que pago para a saúde são pouco menos do que paguei diretamente em consultas particulares e farmácia (+- 1200 Euros).
Conclusão
Dou cerca de 2500 Euros por ano de esmolas aos mais pobres e até aqui não sabia disto.
Na saúde, pelo andar da carruagem, talvez venha a ser mais vantajoso receber os 950 Euros e não descontar 300 Euros por mês para a ADSE, em troca de passar a ser eu a pagar tudo do meu bolso.
Ao preencher o IRS deixem-me escolher quais os Serviços Gerais da Administração a que devo entregar os meus 1080 Euros por achar que o merecem.
Na Educação pago a quem 80 Euros por mês? Gostava de saber.
No ultra liberalismos é isto que vai acontecer daqui a uns tempos? Vamos pagar as mesmas coisas duas vezes.
Mas então têm de nos dar mais informação e possibilidades de decisão.
Façam as vossas simulações e divirtam-se :-{