Caso Freeport II
"Juiz deixa nas mãos do Ministério Público avançar com investigação a Sócrates"
Sempre o mesmo alvo para a justiça e para a direita - Sócrates . Os roubos do BPN e BPP, submarinos, sobreiros, etc., etc., não importam. O que interessa é manter a vela acesa contra Sócrates para esquecermos o que se passa com as privatizações actuais e o desgoverno que temos. Todos os políticos estão com medo de se meterem com os juízes, e daí, estes andarem à solta como se Portugal fosse um pasto deles.
Mas o que parece estranho mas acaba por ser muito revelador, é perceber-se de que lado estão as simpatias e as amizades. Sempre quiseram "trinchar" José Sócrates, e não desistem. Juizes e procuradores haverá para todos os gostos, mas no entanto não se vê esta ganância por condenar na praça pública as figuras mais que suspeitas de Portas, Dias Loureiro, Miguel Relvas. Talvez a explicação seja que os juízes de mais simpatias pelo Partido Socialista sejam mais ajuizados do que os que não gostam de Sócrates, de Pedroso, de José Penedos, de Ferro Rodrigues e do partido Socialista. Um dos lados dos juízes são mais honestos do que os outros que gostam e protegem os Portas, os Loureiros e os Relvas. É nestas guerras internos da justiça que vão trocidando inocentes como talvez tenha acontecido no Processo Casa Pia e está a acontecer no Face Oculta. Só faltava agora o Freeport II.
Uma vergonha. Um nojo.
Só posso imaginar uma explicação. Reconhecem que quem está no governo agora é pior que Sócrates e partido Socialista, portanto têm medo, ou até pavor, que Sócrates ou o PS voltem reforçados, mais cedo do que eles desejam, ficando sem tempo para tomarem conta de tudo.
Por precaução nada melhor do que manter as baterias apontadas e fogo serrado contra Sócrates.
Isto não é política nem é justiça. É uma palhaçada. Sócrates foi mau? Foi o único mau?
Penso que mesmo os que não gostaram de Sócrates como político terão o bom senso de concordar que isto já cheira mal. É demais.
Porque não investigaram tudo de uma vez? Não tiveram tempo para esclarecer tudo? Passaram 11 anos desde a aprovação do Freeport. As "luvas", a existirem, foi antes". Não houve tempo?
Ou culpavam ou deixavam o homem em paz. Assim é a pior das situações – ambiguidade, castigo lento. Suspeita eterna. Incompetência ou maldade inaceitáveis? As duas coisas?
Mas tenham cuidado. O comportamento do povo é por vezes imprevisível. Pode o efeito real ser o contrário do que os senhores juízes e políticos pretendem.
Quem julga também acaba por ser julgado e avaliado, nem que seja pela história.
Dos muitos blogs, um dos comentários mais acertados foi, como é habitual, o do O Jumento: