Constâncio – volta, estás perdoado.
Caso BES: NY Times culpa reguladores e troika
http://economico.sapo.pt/noticias/caso-bes-ny-times-culpa-reguladores-e-troika_199202.html
Constâncio era o cego incompetente que não tinha detetado as vigarices dos amigos íntimos de Cavaco. Foi atacado por todos os políticos e comentadores politiqueiros.
Agora temos o governador do Banco de Portugal – Sr. Carlos Costa, elogiado pelo governo e pelos mesmos comentadores politiqueiros.
Ainda há duas semanas Carlos Costa garantia que o BES estava bem, até se podia investir, era um Bom Banco.
Ontem este mesmo senhor veio desdizer tudo o que tinha dito. Afinal o Bom Banco é um Mau Banco. Os piores negócios foram feitos nas últimas semanas, quando o supervisor Banco de Portugal já estava na posse de informação que permitia saber o que se estava a passar.
Há pelos menos três interpretações para a mentira de Carlos Costa: 1 –Incompetência; 2 – Benevolência para a família Espíritos Santos; ou Tempo de espera para que alguns amigos se salvassem. Ontem um comentador da TVI deu a imagem correta. O BES era um galinheiro e Ricardo Salgado a raposa. O governador disse à raposa: “Ficas aqui a guardar estas galinhas, mas só até ao fim desta semana”. O que aconteceu? Já todos sabem e era fácil adivinhar.
Só há uma boa notícia no meio disto tudo.
Há duas semanas, o banco Goldman Sachs pensando que as ações do BES tinham chegado a preço de saldo, e que tinha acabado o trabalho sujo de desvalorizar as empresas estratégicas de um país para depois as comprar ao desbarato, ganhando fortunas passado pouco tempo, esta “Gold-man Saque” comprou imensas ações do BES. Azar – agora pode ter perdido tudo. Pelos vistos as surpresas têm sido tantas e tão grandes que nem o Carlos Moedas foi suficientemente diligente para avisar os seus amigos americanos. Bem feito.
Ps. - Parece que não foi bem assim - salvaram uma parte. Não esquecer que têm lá o José Luís Arnault por alguma razão será.
Enquanto tudo isto se passa os super-juizes ainda estão a ver o filme de há cinco anos atrás - "Os Montes Brancos". A dormir claro está, enquanto a família dos Espíritos Divinos movimentam as suas contas livremente para portos seguros e abrigados. Desde que não tenha cheiro a socialistas o tal juiz dorme descansado.
Conclusão / aconselhamento
Todos os depositantes de contas do BES levantem o seu dinheirinho. Os últimos ficarão com nada.
Figura 1 - Venda de buracos
É lamentável a falta de imaginação quanto ao nome do banco.
Devia chamar-se:
NOVO BURACO