Dívida dos países e juros dos empréstimos
A acreditar nos economistas iluminados a lógica dos juros será esta:
“O valor dos juros depende do risco para quem empresta”.
1 - No caso de um país, se os mercados acham que a dívida do país é muito alta e a capacidade económica é baixa, então aumentam os juros. Isto tem a ver com a possibilidade de não verem devolvido todo o dinheiro emprestado. Com os juros altos, se não receberem o dinheiro todo, pelo menos o que recebem de juros pode já dar para cobrir o prejuízo. Esta é a explicação de “economista - oportunista”.
2 – Outra explicação menos de “economista” é que se país está em dificuldade menos entidades estão dispostas a emprestar, para não correrem o risco de não receberem tudo, portanto, os que aceitam correr o risco percebem que podem ganhar muito dinheiro, porque o aflito tem poucas escolhas e aceita todas as condições. Esta é a explicação do “chantagista”.
Agora vejam o que acontece se o país vier a pagar todos os compromissos mesmo com juros altíssimos. Neste caso os “chantagistas” ganham fortunas.
Se os mercados fossem pessoas de bem, quando vissem que um país a quem emprestaram dinheiro a juros altíssimos, estava em bom caminho para pagar o que se comprometeu, podiam aliviar o valor em dívida, recebendo tudo o que emprestaram com um ganho razoável mas não exagerado. Isto nunca acontece!
Então o mais razoável e justo é que o país faça “justiça” pelas próprias mãos e quando vir que já pagou o valor em dívida mais qualquer coisita, deixa de pagar o correspondente aos juros exagerados.
Mas isto é uma revolução. Pois é! E por vezes faz falta. A revolução francesa pagou alguma coisa das dívidas do rei Luís XIV? Duvido. Os independentistas dos EUA pagaram algum empréstimo aos ingleses? Os chineses de Mao Tsé Tung pagaram algum juro ou empréstimo aos bancos ingleses ou americanos? Também acho que não.
E que mal sucedeu aqueles países por isso?
Que nomes chamariam a um banco que emprestasse a um rico a 1% de juro e emprestasse a um pobre a 10% de juro?
Conclusões
1 - Os economistas não percebem nada do assunto ou não dizem a verdade.
2 - Ao valor dos juros só depende da fraqueza de quem pede. Os abutres atacam as presas mais fáceis.
3 - Com este sistema os ricos serão cada vez mais ricos e os pobres serão cada vez mais pobres.