Quando Portugal mais precisava de ajuda, a Finlândia ridicularizou-nos e castigou-nos com ameaças de veto. Agora, tem de engolir o amargo do seu próprio remédio…
Portugal é uma nação quase milenar, a Finlândia é uma antiga colónia russa cuja independência não conta sequer um século. Em 2011 os finlandeses acharam por bem tentar humilhar Portugal, demonstrando bem o seu sentido de “solidariedade europeia”.
A Finlândia, ficou rica a vender papel e madeira aos russos, e telefones Nokia ao resto do mundo. Quando Portugal precisou de um resgate devido às políticas despesistas erradas impulsionadas por Bruxelas, a “solidariedade europeia” dos finlandeses traduziu-se numa ameaça constante de veto e em insultos constantes ao nosso povo.
Fomos apelidados de preguiçosos, burros e gastadores do “dinheiro deles”. Até um jogo ‘online’ fizeram, intitulado “o rei de Portugal”, em que os portugueses irresponsáveis queimavam o dinheiro finlandês.
Outros fizeram vídeos a gozar connosco no youtube.
A situação mediática ficou tão negra que até Marcelo Rebelo de Sousa, viu necessidade de fazer um pequeno filme a explicar aos finlandeses que Portugal não era tão mau como parecia. Uma boa iniciativa patriótica, mas o patético filme nunca passou nem na Alemanha, nem na Finlândia.
O antigo primeiro-ministro da Finlândia, Alexandre Stubb, culpa… a empresa de computadores Apple pela desgraça que está a afectar o seu país: “o iPhone matou a Nokia e o iPad matou a indústria do papel finlandês”. Mas quando a competição externa matou grande parte da indústria têxtil portuguesa, lançando milhares no desemprego, os países nórdicos pouca, ou nenhuma, solidariedade mostraram para connosco.
Adaptado de um texto de Pedro Santos
http://jornaldiabo.com/internacional/finlandia-crise/
Mas há mais,
Finland is expected to be Europe’s worst performing economy in 2016 after Greece
http://www.focus-economics.com/countries/finland
Prevê-se que a Finlândia venha a ter a economia com pior desempenho em 2016 logo a seguir à Grécia.
Que grandes preguiçosos!
Vão trabalhar malandros!
Alguns títulos dos Correios das Manhãs do outro lado dos Pirenéus.
Finland after the boom: 'Not as bad as Greece, yet, but it's only matter of time'
Finland’s economy is heading for a ’perfect storm’ of economic problems which risk undermining growth
Finland Economy - GDP, Inflation, CPI and Interest Rate
Finland is the poster child for why the euro doesn’t work
Nordea Bank: Only a miracle can revive Finnish economy
Finland Anti-Austerity Strike Shuts Down Public Transport, Flights
As Recession Pits Labor Unions Against Government
Greve contra a austeridade em 18 de setembro de 2015 em Helsínquia.