O tempo vai mesmo ser o melhor juiz desta saga do Sócrates.
Nas redes sociais e nos comentários das notícias as posições nunca estiveram tão divididas. A contra-informação é tão grande que a verdade já está a uma grande distância da realidade que a comunicação social pretende passar, dizendo-se uma coisa e o seu contrário. Tudo isto permitido pelos responsáveis da justiça (Alex e Teixas).
Funcionamento da justiça em Portugal
1 - Uns jornalecos tipo Correio da Manhã e Sol fazem a investigação e publicam capas chamativas com meia dúzia de palavras-chave para o leitor imbecil construir a ideia mental por si próprio sem nenhum espírito crítico.
2 - Outros jornalistas de sarjeta reproduzem à exaustão as "bujardas" dos jornalecos.
3 - Uns procuradores e juízes de baixa qualidade emitem os mandatos de busca e de prisão, sem se esquecerem de chamar a comunicação social para assistir e dar credibilidade às ideias que se pretende passar.
4 - Uma parte da opinião pública fica toda feliz com a eficiência da justiça, expiando as suas próprias frustrações.
5- Quando os acusados pedem provas das acusações que lhes são feitas, diz-se que não se podem revelar porque há o segredo de justiça.
6 - No julgamento final, no meio de milhares de páginas que ninguém lê nem compreende, basta dizer "... dá-se como provado o crime disto e daquilo ...".
1ª ACUSA-SE => 2º PRENDE-SE => 3º INVESTIGA-SE
Conclusão
Fórmula eficaz se não fosse trágica.
Qualquer um de nós (2) pode ir parar a uma prisão e ficar lá muito tempo sem sequer saber a razão nem as provas que têm contra si. Estas são mantidas em segredo de justiça (se existirem). Não adianta apresentar contra-argumentos, pois para além de poucos acreditarem, ou sequer se interessarem pelas razões da defesa, a própria justiça já tem uma solução: diz que " ... os acusados tiveram alguma conduta correta apenas para dar uma aparência de bom comportamento e conduta irrepreensível". Ou seja, as razões que deveriam ser atenuantes ou provas de inocência passam a funcionar como agravantes.
Nota (1) : Isto é uma invenção minha? Não! Aconteceu pelo menos no processo Face Oculta e vai continuar a acontecer enquanto não houver uma limpeza no sistema apodrecido.
Leiam os documentos públicos de processos anteriores.
Nem de propósito, leiam também O Jumento (clicar)
Nota (2): "Qualquer um" não é bem verdade. Só incomoda quem tiver alguma inteligência e possa perturbar de alguma maneira. Os carneiros seguidores e obedientes não representam qualquer ameaça, portanto são deixados em paz na sua imbecilidade. Aliás, é destes que os mafiosos vivem, pois além de lhes comprarem os jornais favoráveis ainda os bajulam como heróis.