Na tarde de dia 19 de novembro de 2018 parte de uma estrada municipal que liga Vila Viçosa a Borba colapsou para uma pedreira, tendo caído uma máquina e automóveis que passavam na altura. Vários mortos ainda não contabilizados com precisão.
A seta indica a zona da derrocada.
Imagens Google Maps
Um acidente grave que podia acontecer a qualquer um de nós. Quem vai na estrada não podia desconfiar de nada. Nem sequer se via o abismo. Caiu neste sítio como pode cair em muitos outros sítios. De notar que este ano tem chovido muito mais do que o habitual.
Agora todos os comentadores televisivos e políticos dão explicações técnicas a recordam avisos que ninguém conhecia. Também os engenheiros e geólogos dizem coisas obvias "a estrada devia ter sido encerrada, blá, blá, ...". Parecem os comentadores de futebol. Como sempre, diagnósticos depois do jogo estão sempre certos.
A verdade é que ninguém tinha a certeza se a estrada colapsava, como ninguém sabe se a ponte 25 de abril vai cair, ou a Torre dos Clérigos desabar. Todos os acidentes podem ser previsíveis dentro de uma escala de probabilidade. Mesmo os aconteceimentos muito pouco prováveis podem acontecer e são os mais surpreendentes e difíceis de explicar.
Quando ninguém sabe dar uma explicação científica de engenharia de geologia, de medicina, ou de outra especialidade chamam-se os sabe-tudos da praça. Os Procuradores do Ministério Público, a Polícia Judiciária e tudo acaba por ser decidido por um qualquer Juiz de cortina preta às costas.
Já começou o circo
É o que temos. Os "sabe-tudo" sabem de todos os assuntos e ninguém lhes pode dizer,
"O senhor é um burro, não sabe o que está a dizer".
Investigadores e mais investigadores
Acabem-se com as universidades das engenharias, com os hospitais universitários e centros científicos. Em vez disso forma-se uma multidão de juristas para serem procuradores, juízes e investigadores policiais. O Mundo vai ficar muito melhor, mais justo e a funcionar melhor. Será mesmo?
Pelo menos nos acidentes aéreos nos Estados Unidos existe uma entidade de investigação própria para acidentes com aviões, a NTSB - National Transportation Safety Board. Esta entidade é formada por engenheiros e peritos cuja principal tarefa é descobrir o motivo que levou ao acidente, não para castigar e enviar os culpados para a prisão, mas sim a prevenção de futuros acidentes pela mesma causa. Os resultados estão à vista. Cada vez é mais seguro fazer uma viagem de avião.
Então não seria melhor aqui no nosso rectângulo de pedra começarmos por estudar os motivos técnicos para a ocorrência de um acidente por peritos da área, que depois definiriam medidas corretivas e preventivas para evitar potencias acidentes? Eu acho que assim é que devia ser, porque estou quase certo que não houve intenção de causar danos e mortes. O que é que se ganha em condenar um presidente de câmara ou um técnico? Evita outros acidentes se não forem explicadas as razões do que correu mal?