Perdão da dívida segundo teorias de:
Teoremas do Masca Pevides
1º Teorema
Não adianta Portugal pedir um perdão da dívida nem pedir um alívio dos juros, porque se isso acontecer os governos não fazem as reformas necessárias, portanto passado algum tempo tudo voltaria ao mesmo.
2º Teorema
Segundo o mesmo Masca Pevides o problema da economia portuguesa são as despesas sociais, nomeadamente as pensões e proteção social contra a pobreza.
Conclusões
1 - Seguindo a teoria do 1º teorema, também será de prever que reduzir os abonos aos aposentados e os subsídios aos mais desfavorecidos apenas trará uma folga temporária e tudo volta à crise passado algum tempo. Isto é uma dedução lógica da teoria.
2 – Quanto pior estiver o país, maiores os juros e a dívida, mas depressa se farão as necessárias reformas do Estado. Depois do caos é fácil apresentar algum resultado positivo, seja, depois de bater no fundo só se pode continuar no fundo ou subir um pouco.
3 – Para o Masca Pevides não se pode fazer uma “operação” sem dor. O doente tem de sofrer para ficar melhor.
4 – No fundo chegamos à teoria do Passos Coelho e da Sra. Merkel, baseada no ditado antigo:
“O que arde cura e o que amarga faz bem”.
Viva a medicina da idade média.
5 - É melhor Portugal aproximar-se da Guiné onde ninguém recebe subsídio de desemprego, nem pensões de aposentação, nem tem escolas nem hospitais em condições, do que Portugal tentar ser um país como a Holanda onde há tudo isto. É uma questão de objectivos e lutar por eles.